"NÃO SIGA O PASSADO, NÃO SE PERCA NO FUTURO. O PASSADO NÃO EXISTE MAIS, O FUTURO AINDA NÃO CHEGOU. OBSERVANDO PROFUNDAMENTE A VIDA COMO ELA É, AQUI E AGORA, É QUE PERMANECEMOS LIVRES E EQUILIBRADOS".
(BHADDEKARATTA SUTTA)"

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO COM CRIANÇAS NAS ESCOLAS


A meditação contribui para a aprendizagem: melhora a memória, a atenção e a concentração.
Essa contribuição pode ser vista também para melhorar o relacionamento entre os alunos, ajudando na parte da afetividade. Com a meditação, crianças aprendem desde cedo a olhar para dentro de si e consequentemente ficam mais tranquilas para lidar com os seus colegas.
Esse benefício se extende além da sala de aula provocando uma mudança na relação das crianças com os seus familiares.
Um estudo feito com estudantes da Califórnia, em 2008, comprovou que a meditação melhora o desempenho escolar. De acordo com a pesquisa publicada na revista Education, em 2011, entre os 189 participantes, aqueles que meditavam tiveram um aumento significativo no rendimento em matemática e inglês. Cerca de 41% melhoraram as notas, em comparação com 15% do grupo que não meditou. O trabalho coordenado pelo professor Ronald Zigler, da Universidade Estadual da Pensilvânia, mostrou também que a prática deixa os estudantes mais calmos, felizes e menos hiperativos. Em uma escola deSan Francisco, onde o método vem sendo aplicado desde 2007, a meditação tem refletido em menos brigas. Duas vezes ao dia, os alunos da Visitacion Valley Middle School param por 10 segundos para fechar os olhos, relaxar o corpo e respirar profundamente. O hábito mantido através de um projeto chamado Quiet Time tem refletido em um melhor desempenho e um comportamento mais tranquilo por parte dos estudantes, que vivem em um bairro conhecido por altos índices de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário